Páginas

Alessandra Guilhermino

domingo, 22 de janeiro de 2012

AS CRUZADAS


papa Urbano II

Na Baixa Idade Média, ocorre o momento de transição entre o fim do feudalismo e o sistema mercantilista que prenuncia o sistema capitalista. Momento de grandes transformações, momento em que a nobreza lentamente perde autoridade, poderes econômicos e que os reis ganham autoridade e uma nova classe surge para dominar cenas econômicas da Europa (burguesia). A Baixa Idade Média é também momento de crises, de guerras e também de transformações.
O ponto inicial da Idade Média são as cruzadas, elas duram mais de 170 anos opõe o mundo cristão ao mundo islâmico. As cruzadas começam com a convocação do papa Urbano II de todas os cristãos europeus a guerra contra os infiéis, essa convocação é feita em dezembro de 1095. Depois do Concílio de Ciermont no ano de 1095, os soldados partem para a primeira cruzada no ano de 1096 atingindo a cidade de Jerusalém em 1098; a primeira cruzada devastou Jerusalém matando mais de 40 mil pessoas, os barões comandantes das frotas cristãs perderam o controle sobre seus soldados que enxergavam judeus e muçulmanos indistintamente como inimigos da fé do cristianismo, por isso, sinagogas e mesquitas foram destruídas e incendiadas. Os cristão europeus viviam sua fase mais fanática e matavam em nome de Deus. Com essa primeira expedição se inicia ao longo, o movimento cruzadista. Os motivos que levaram a Igreja Católica a bancar essa guerra tão violenta são vários.
A exemplo, temos a libertação da terra santa e a permissão da peregrinação cristã a essa região. Outro motivo, era defender as fronteiras do Império Bizantino que estavam sendo assediados pelos turcos, a defesa das fronteiras do Império Bizantino era fundamental, Urbano II convoca os cristãos a luta depois que o imperador bizantino Aleixo I pede a Urbano que o faça, naquela época a igreja ainda demorou um pouco a tender o pedido dos bizantinos, o império era cristão, não era católico romano. Desde 1054 d.c no episódio que chamamos de o "grande Cisma do Oriente", o Império Bizantino professava o catolicismo ortodoxo grego, isso dificultava um pouco as relações entre o Império Bizantino e a Igreja Católica, porém a igreja entendia que se o império caísse nas mãos dos turcos Seljúcidas o leste europeu se tornaria vulnerável ao ataque islâmico pondo em perigo toda a Europa cristã.
Outros dois motivos importantes para o início das cruzadas, foram os sociais.
A fome que se espalhava pela Europa devido ao crescimento populacional, a igreja precisava dar uma resposta a isso, inicialmente foi reduzir à população e uma grande guerra contra o mundo islâmico poderia auxiliar nesse alívio populacional na Europa. Muitas cruzadas foram realizadas com o intuito exclusivo de reduzir a população européia; também podemos dizer que outro motivo social para as cruzadas foi a necessidade de canalizar a violência dos nobres europeus para fora da Europa, naquele tempo somente os filhos mais velho herdava as terras do pai, o senhor feudal. Os outros filhos ou iam para a igreja ou se tornavam cavaleiros andantes, em tempos de guerra os nobres cavaleiros defendiam os castelos e os senhores feudais, eram muito úteis. Mas em tempos de paz esses nobres cavaleiros eram estorvos para a Europa, faziam duelos, arruaças e badernas que não podiam ser aceitas no continente europeu. As cruzadas foram uma maneira de canalizar a violência desses. O tempo das cruzadas é um tempo de paz na Europa, onde os cavaleiros deixam o continente rumo as terras orientais. As cruzadas representam mais de 17 décadas de guerra, nesse período houve várias cruzadas, as primeiras foram as mais violentas. Os cristãos estavam fanáticos, a partir da terceira, a chamada dos Reis, começa a haver um maior entendimento entre os cristãos e islâmicos e a guerra se torna um pouco  mais civilizada evitando ataques as civilizações civis. A quarta cruzada também é muito importante, porque ela foi financiada pelos mercadores de Veneza e a função dessa foi abrir o Mar Mediterrâneo a navegação dos navios cristãos e afastar os islâmicos da navegação do Mar.  Essa cruzada permitiu a Europa um desenvolvimento comercial que desde os tempos da Alta Idade Média a Europa não assisti. Temos a cruzada das crianças que é lendária, naquela época surge a pregação de que os cristãos perdiam muitas batalhas, isso porque quem ia para a guerra era os adultos e os mesmos tinham pecados, então se as crianças fossem a guerra, elas venceriam porque Deus os abençoaria por causa de sua inoscência, foi um desastre, mais de 50 mil crianças acabam morrendo ou sendo escravizadas logo após o desembarque na cidade egípcia de Alexandria.

Consequências das Cruzadas - XIII

Cavaleiros


A alteração dos padrões de consumo europeu, eles se apegam aos produtos orientais, o consumo do europeu na Alta Idade Média era muito rústico, simples, a exemplo disso, o europeu salgava a carne com suor de cavalo, eles ainda não conheciam os temperos orientais, ainda usavam roupas de lã que pinicavam o corpo, com as cruzadas os europeus vão conhecer a noz moscada, o cravo, a canela, o gengibre, a seda, etc. Essa iguaria vai se popularizar na Europa, chegando a ser dote das princesas. Com esses novos hábitos de consumo, os europeus começam a fazer comércio, muitas vezes vão saquear cidades orientais e com os produtos montavam feiras e por causa desses produtos saqueados para a Europa surgem as chamadas Rotas Comerciais que no início eram rotas exclusivamente para contrabandos dos saques feitos contra as cidades do Oriente Médio isso vai fazer com que o comércio ressurja, além da alteração dos padrões de consumo as cruzadas também originam a reativação do comércio na Europa.
Os europeus observavam a maneira que os islâmicos faziam a agricultura e se impressionavam com as plantações no deserto e a quantidade e qualidade dos produtos. Então, as cruzadas permitiram aos europeus imitar algumas tecnologias do mundo islâmico e aplicar essas novidades na agricultura européia, de forma que nós vamos ter uma dinamização na produção agrícola européia a partir das guerras.
As cruzadas inaugura um novo rumo ocidental.

2 comentários:

  1. Gostei desse texto! Tava procurando algum para meu trabalho e esse foi o que eu mais achei completo!

    ResponderExcluir
  2. nossa faltou mais imagens do soldados que participaram...o texto ficou otimo parabéns!!!

    ResponderExcluir